1 de janeiro de 2012

Encontro com a Paz

Assisi, é uma cidade da região da Umbria, com 24.443 habitantes e tem 186 Km² de extensão. É famosa por ter sido o local do nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone) que fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208 e de Santa Clara (Chiara d’Offreducci) fundadora da Ordem das Clarissas.

A Basílica de São Francisco de Assis é uma construção classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Assis foi um achado, uma surpresa em nosso caminho, a cidadela medieval é incrustada numa montanha, toda construída de pedra, linda, antiga e encantadora, um lugar com o qual sempre sonhamos encontrar. Parece que ela parou no tempo de São Francisco, dos cavaleiros medievais e das grandes batalhas.



Visitamos a Igreja de Santa Clara, toda feita em mármore branco e rosa, simples como foi a vida de sua padroeira. mas sobre esta visita e fotos, vocês podem ver no Post: Milagre em Assis, anteriormente publicado.
Quanto à igreja de São Francisco de Assis, mesmo sendo uma basílica grandiosa, demonstra toda a filosofia de vida que São Francisco pregava, simplicidade, paz, amor e felicidade.


A Basílica tem três andares (tumba, igreja superior e inferior), nos emocionamos muito lá. A única “vaidade” da igreja eram grandes arranjos de copos-de-leite brancos no altar, perfumados e vivos como se estivessem ainda num jardim. O perfume que emanava das flores e a lembrança da Basílica vieram comigo durante grande parte do caminho de volta.
Ainda tivemos uma última experiência antes de deixarmos a igreja, assistimos uma missa em italiano. Foi lindo, muito emocionante. Não fomos à tumba de São Francisco e nem na igreja superior, pois estávamos preocupados com a noite que chegava. Fomos embora com a certeza de querer voltar, pois, Assis merece um dia inteiro só para ela.
Compramos presépios de barro para presentear nossas mães, para quem não sabe, foi São Francisco que criou este modo de representar o nascimento de Jesus.
Além dos presépios, como fazemos coleção de imagens de São Francisco, compramos também uma pequena imagem do santo, achamos uma com o lobo, representando uma bela passagem de sua vida, mas esse é um tema para outra história... que ficará para outro dia.


Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário